Para compreender melhor o que é o Transtorno de Somatização é importante saber que a palavra “somatização” vem do grego “soma / somatos” que significa corpo.
O Transtorno de Somatização tem como principal característica a manifestação de vários sintomas físicos, presentes por anos, que resultam em algum tratamento médico ou em prejuízos no funcionamento social da pessoa.
Acredita-se que fatores psicossociais e sentimentos como raiva, medo, mágoa e etc., estejam associados à somatização como se fosse um processo em que uma dificuldade psíquica é representada por um mal-estar físico. Contudo, dificilmente o paciente aceita discutir a possibilidade psicológica como causa dos sintomas mesmo quando relatam que estão passando por momentos desagradáveis e conflituosos da sua vida.
A maioria das pessoas com Transtorno de Somatização tem muitas queixas de dor e mal-estares físicos de difícil explicação médica. Fazem muitos exames que não confirmam uma base física que justifiquem os sintomas. Por acharem que não tiveram a devida atenção do médico, ou que este é inexperiente, procuram novas consultas com vários outros profissionais, sendo solicitados vários outros exames e até internações. Desta forma, aumentam-se os custos com as despesas médicas do paciente.
Embora qualquer área do corpo possa ser afetada, as queixas mais frequentes são gastrintestinais (dor, vômito, náusea, etc.) e em relação à pele (coceiras, formigamento, sensibilidade, etc.). Outros sintomas como dor no peito, dor de cabeça, dor nas costas, inchaço, tontura, fadiga, insônia, falta de ar e etc. também estão presentes nas queixas dos pacientes.
Muitos destes pacientes são encontrados nos centros de reabilitação e consultórios de fisioterapia. São pacientes cujo tratamento é longo, muito além do previsto. Dificilmente têm ou aceitam sua alta e, frequentemente, outros transtornos como ansiedade e depressão estão presentes.
O sofrimento emocional e situações de vida difíceis de serem elaboradas, resolvidas, podem ser “refletidos” no corpo. O corpo passa a “falar” pela pessoa. Sabe-se que a psicoterapia vem obtendo bons resultados estimulando no paciente a sua capacidade de se expressar através da fala, entendendo melhor seu funcionamento emocional e suas dificuldades e, assim, destituindo o corpo como “fiel depositário” da expressão dos seus sentimentos.
Precisando de ajuda?
Agende uma consulta com o psicólogo em seu consultório no Largo do Machado (RJ).