A Depressão é um transtorno do humor que pode surgir por diversos motivos: disfunções orgânicas, pós-parto ou associada a outras doenças como o Transtorno Bipolar ou Alcoolismo, por exemplo. Fatores vivenciais como términos de relações afetivas, perda do emprego e outras situações difíceis podem estar associadas ao início da Depressão. A Depressão não se instala por culpa da pessoa e nem é um problema de caráter ou “falta de vergonha” como, infelizmente, ainda ouvimos falar.
As principais características da Depressão são o humor deprimido e a falta de prazeres na vida (anedonia). Atividades antes prazerosas perdem a graça e aos poucos o desejo de ficar em casa deitado ou na frente da TV vai aumentando até que tudo vai ficando chato e “perdendo a cor”. É comum ouvir o relato: “… minha vida está em preto e branco… está cinza” – onde o paciente faz referência ao seu estado psico-emocional deprimido. A pessoa com Depressão tem dificuldade em programar sua vida e executar tarefas diárias, sendo a manhã a pior parte do dia devido à apatia estar mais intensa.
A Depressão se apresenta em três “intensidades” (breve descrição):
• Leve: a pessoa possui humor deprimido, perda de prazer e tem algumas dificuldades no dia-a-dia, mas não interrompe suas atividades por completo.
• Moderada: a pessoa possui grande dificuldade em manter suas atividades.
• Graves: podem ocorrer ideias de morte e tentativas de suicídio, no qual a pessoa experimenta sentimentos de baixa auto-estima e de culpa intensos; há muito sofrimento.
É importante entender que nem sempre uma tristeza é Depressão. Muitas vezes dizemos que estamos deprimidos como sinônimo de tristeza: “hoje acordei deprimido…”. Tristeza é um sentimento humano, que pode estar adequado dependendo do momento da vida da pessoa. Tristeza não é um quadro patológico.
Na Depressão, a pessoa experimenta uma série de sintomas que causam muitos sofrimentos, que podem trazer prejuízos sociais, familiares e pessoais.
Os sintomas dominantes variam de uma pessoa para outra em qualidade e intensidade e é necessário que alguns deles estejam presentes, juntos, durante determinado período, para que se possa diagnosticar uma síndrome depressiva. Ter um ou outro sintoma não significa ter a doença Depressão obrigatoriamente.
ALGUNS SINTOMAS DA DEPRESSÃO:
– Humor deprimido e irritado
– Alterações do sono
– Alteração do apetite
– Concentração e atenção reduzidas
– Perda de energia e cansaço
– Perda de prazeres na vida (anedonia)
A Depressão é uma doença séria, que castiga e merece a devida atenção para ser curada. Seu tratamento deve ser feito com medicamentos e psicoterapia. Normalmente, o empenho e a colaboração do paciente e seus familiares contribuem com os resultados.
Precisando de ajuda?
Agende uma consulta com o psicólogo em seu consultório no Largo do Machado (RJ).